
Entra em operação a primeira linha telefônica de prevenção do suicídio sem custo no país. O número criado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações é o 188, em um primeiro momento está disponível exclusivamente no Rio Grande do Sul e é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministro da Saúde Artur Chioro e o Centro de Valorização da Vida – CVV.
O CVV atua há 53 anos na prevenção do suicídio com alcance nacional e sempre ofereceu seus serviços gratuitamente. Porém, as pessoas que utilizam o atendimento telefônico do CVV (141 em todo o país) assumem os custos da ligação. O acordo recém assinado permite que a população tenha acesso ao apoio emocional prestado pelos voluntários da ONG sem qualquer custo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorre um suicídio a cada 45 minutos no Brasil, e é considerado um problema de saúde pública. Como nove em cada dez suicídios poderiam ser prevenidos, a existência e o fácil acesso a serviços de prevenção do suicídio são formas eficientes de promover a mudança desse triste cenário.
O Estado do Rio Grande do Sul foi escolhido para iniciar a implantação do 188 por agregar alguns fatores, como o alto índice histórico de suicídios, a forte presença do CVV e questões tecnológicas favoráveis.
O Convênio assinado em Brasília pelo ministro Artur Chioro e o CVV, Lorival Blanco terá imediata aplicação com o envolvimento de dezenas de voluntários disponibilizados para o atendimento da linha 188.
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.
Para maiores informações contatar: e-mails: portoalegre@cvv.org.br e setembro.amarelo.rs@gmail.com ou WhattsApp para 9102-2703 e 8444-2629